Arthur Sebastião Cezar da Silva

Original Objeto digital not accessible

Área de identificação

Tipo de entidade

Pessoa

Forma autorizada do nome

Arthur Sebastião Cezar da Silva

Forma(s) paralela(s) de nome

    Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

      Outra(s) forma(s) de nome

        identificadores para entidades coletivas

        Área de descrição

        Datas de existência

        Histórico

        Formou-se em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília - CEUB (atual Centro Universitário de Brasília - CEUB), 1971; foi o primeiro servidor do MPDFT e, também, o primeiro Diretor-Geral; nessa função, atuou como servidor de 1960 a 1972, e como membro de 1972 - 1975, totalizando 15 anos; posteriormente, assumiu o cargo de Defensor Público da Comarca de Macapá no Território Federal do Amapá, e mais tarde transferiu-se para Distrito Federal, de 1980 a 1991, onde atuou em curadorias, promotorias e comissões; também foi membro do Conselho Editorial da Revista de Doutrina, Pareceres e Jurisprudência do MPDFT e, já aposentado, foi membro do Conselho Gestor do Projeto Memória do MPDFT; aposentou-se em 02 de janeiro de 1992.

        Locais

        ATUAÇÃO NO MPDFT

        DISTRITO FEDERAL
        Atuação em Turma Criminal perante o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT, 1991;
        Curadoria de Registros Públicos e Registros Civis, 1985, 1986, 1987, 1988, 1990, 1991;
        Curadoria de Registros Públicos, 1985, 1986, 1988, 1989;
        Curadoria de Órfãos e Sucessões, 1986, 1988;
        Atuação em Vara de Família perante o TJDFT, 1984, 1985, 1986, 1987;
        Curadoria de Ausentes, 1986;
        Curadoria de Fazenda Pública, 1986;
        Curadoria de Massas Falidas, 1986;
        Atuação no Juizado de Menores perante o TJDFT, 1986;
        Curadoria de Registro Civil, 1980, 1986;
        Assessoria do Procurador-Geral de Justiça, 1983 - 1985;
        Coordenadoria das Circunscrições Judiciárias das Cidades Satélites, 1983;
        Curadoria de Acidentes do Trabalho, 1980;
        Secretaria Administrativa (atribuições de Diretor-Geral*, 1972 - 1975.

        TERRITÓRIOS FEDERAIS
        Promotoria Pública da Comarca de Macapá no Território Federal do Amapá, 1977 - 1980;
        Defensoria Pública** da Comarca de Macapá no Território Federal do Amapá, 1975 - 1977.

        *O cargo de Diretor-Geral passou a ser denominado de Secretário-Geral devido a uma reestruturação organizacional ocorrida em 02 de março de 2016.
        **Até a promulgação da Constituição Federal de 1988, os membros do Ministério Público atuavam também como defensores públicos.

        Estado Legal

        Funções, ocupações e atividades

        Integrante do Conselho Gestor do Projeto Memória do MPDFT, 2006, 2008;
        Integrante do Conselho de Memória do MPDFT, 2002 - 2005;
        Integrante de comissão destinada a organizar os eventos de inauguração do Edifício-Sede do MPDFT, 1998;
        Membro do Conselho Editorial da Revista de Doutrina, Pareceres e Jurisprudência do MPDFT, 1984;
        Integrante da Comissão do Concurso para Defensor Público do Ministério Público dos Territórios Federais, 1982
        Assistente Especial do Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, 1975 - 1976;
        Integrante de comissão para examinar as instalações do futuro prédio do MPDFT, 1974;
        Integrante de comissão para definir a estrutura, composição e competência dos órgãos estruturais da Procuradoria-Geral de Justiça em consonância com o anteprojeto da Lei de Organização Judiciária do Distrito Federal e Territórios, 1974;
        Integrante da comissão incumbida de elaborar o programa da Semana do MPDFT, 1974;
        Presidente da comissão encarregada de organizar o programa do Curso de Medicina Legal para apreciação e aprovação do Procurador-Geral de Justiça do MPDFT, 1973;
        Assessor do Procurador-Geral de Justiça na elaboração do Anteprojeto da Lei Orgânica do MPDFT, 1972;
        Oficial de Administração do MPDFT, 1960 - 1972;
        Integrante da Comissão de Promoção e Acesso do Quadro de Pessoal do MPDFT, 1971;
        Integrante da Coordenação de Reforma Administrativa do Ministério da Justiça, 1970;
        Integrante de comissão destinada a elaborar e apresentar anteprojeto do novo quadro de pessoal da administração do MPDFT, 1970;
        Integrante de comissão para tratar das instalações do gabinete do Procurador-Geral, bem como dos gabinetes do Sub-Procuradores-Gerais destinadas ao MPDFT no Palácio da Justiça, 1969;
        Assessor do Procurador-Geral de Justiça nas correições procedidas nos Territórios Federais, 1968;
        Assessor do Procurador-Geral de Justiça em reunião preparatória junto ao Ministério Público do Estado do Paraná pra elaborar agenda de sugestões legais e de defesa do interesse público para o aperfeiçoamento e harmonia de ação técnico-administrativa do Ministério Público do Distrito Federal e dos Estados, 1966;
        Assessor na correição procedida nos Territórios Federais de Rondônia, Roraima e Amapá, 1966;
        Assessor e secretário em comissão para elaborar estudos e apresentar relatórios sobre as providências para a institucionalização dos serviços administrativos, 1965, 1966;
        Assessor do Procurador-Geral de Justiça em reunião preparatória junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo para elaborar agenda de sugestões legais e de defesa do interesse público para o aperfeiçoamento e harmonia de ação técnico-administrativa do Ministério Público do Distrito Federal e dos Estados, 1965;
        Assessor do Procurador-Geral de Justiça na correição procedida no Território Federal de Rondônia, 1965;
        Assessor do Procurador-Geral de Justiça na correição procedida no Território Federal de Roraima, 1964, 1965;
        Servidor da Prefeitura do antigo Distrito Federal (Rio de Janeiro - RJ),1953 -1960.

        Mandatos/fontes de autoridade

        Estruturas internas/genealogia

        Contexto geral

        Área de relacionamentos

        Área de pontos de acesso

        Pontos de acesso local

        Ocupações

        Área de controle

        Identificador de autoridade arquivística de documentos

        Identificador da entidade custodiadora

        Regras ou convenções utilizadas

        Estado atual

        Nível de detalhamento

        Datas de criação, revisão e eliminação

        Criação: 08/02/2021. Revisão: 30/11/2021.

        Idioma(s)

          Sistema(s) de escrita(s)

            Fontes

            Notas de manutenção

            Arquivistas responsáveis: Thalissa Amália Velter Duarte (criação); Adineide Itacaramby de Almeida (revisão).