Fundo MPDFT - Ministério Público do Distrito Federal e Territórios

Área de identificação

Código de referência

BR DFMPDFT MPDFT

Título

Ministério Público do Distrito Federal e Territórios

Data(s)

  • 1960 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Documentos dos mais variados gêneros: audiovisuais, bibliográficos, cartográficos, eletrônicos, filmográficos, iconográficos, micrográficos e textuais.
Atualmente, o arquivo central dispõe de, aproximadamente, 19.000 (dezenove mil) caixas-arquivo.
Há, também, a documentação arquivada nas unidades setoriais, a qual, após ter a tramitação concluída, será processada, de acordo com instrumentos arquivísticos de gestão documental, para posterior envio para arquivamento.
Além da documentação produzida em meio digital.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1960 até os dias atuais.)

História administrativa

O Ministério Público do Distrito Federal – MPDFT faz parte do Ministério Público da União. O MPDFT é instituição pública permanente, essencial à Justiça e responsável pela defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e dos interesses individuais indisponíveis no Distrito Federal.

A Lei nº 3.754, de 14 de abril de 1960, que dispôs sobre a Organização Judiciária do Distrito Federal, criou o Ministério Público do Distrito Federal. No início, a Instituição funcionava com quatro promotores em um andar de um dos prédios da Esplanada, era um órgão subordinado ao executivo. Após a Constituição Federal de 1988, o Ministério Público adquiriu status de instituição autônoma, com independência funcional e administrativa, sem subordinação ao governo.

Hoje, o MPDFT exerce função de extrema relevância ao Distrito Federal, onde a sua atuação promove mais equidade e justiça à sociedade.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Documentos decorrentes do desempenho de funções administrativas e finalísticas, desenvolvidas no bojo do cumprimento da missão e visão institucionais.

Avaliação, seleção e eliminação

A Portaria Normativa Nº 663, de 13 de Janeiro de 2020, institui e regulamenta a Política de Gestão, Preservação e Difusão de Documentos Arquivísticos do MPDFT.

Juntos, a Política, o Plano de Classificação de Documentos de Arquivo da Atividade-Meio e da Atividade-Fim e a Tabela de Temporalidade da Atividade-meio e da Atividade-Fim norteiam as atividades de avaliação, seleção e eliminação dos documentos no MPDFT.

O Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade da Atividade-Meio foram instituídos pela Portaria Normativa Nº 547, de 30 de maio de 2018.

O Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade da Atividade-Fim foram instituídos pela Portaria Normativa Nº 582, de 29 de outubro de 2018.

Incorporações

Sistema de arranjo

A organização da documentação é realizada de acordo com o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade da Atividade-Meio e da Atividade-Fim da instituição. E, também, com base no Sistema de Gestão de Tabelas Processuais Unificadas estabelecido pelo Conselho Nacional do Ministério Público, que pode ser acessado aqui.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Documentação pública, sem restrição de acesso, observadas as disposições previstas na Lei Nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação – LAI); na Lei Nº 13.105, de 16 de março de 2015 (Código de Processo Civil); e no Decreto-Lei Nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Código de Processo Penal).

Condiçoes de reprodução

Todos os direitos reservados. Não é permitida a utilização de informações que constitua violação dos direitos de propriedade intelectual.

Idioma do material

  • português do Brasil

Sistema de escrita do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Área de notas

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso local

    Ponto de acesso nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da entidade custodiadora

    Regras ou convenções utilizadas

    Estado atual

    Nível de detalhamento

    Datas de criação, revisão, eliminação

    Criação: 04/09/2019. Revisão: 24/04/2020.

    Idioma(s)

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Arquivistas responsáveis: Thalissa Amália Velter Duarte (criação); Adineide Itacaramby de Almeida (revisão).

        Área de ingresso