Dossiê CECRPJBII - Construção do Edifício da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Brasília II, Guará, Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo

Zona de identificação

Código de referência

BR DFMPDFT MPDFT-A-GMPS-OR-CECRPJBII

Título

Construção do Edifício da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Brasília II, Guará, Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo

Data(s)

  • 2015 -2019 (Produção)

Nível de descrição

Dossiê

Dimensão e suporte

22 documentos textuais e 8 fotografias. Papel e digital.

Zona do contexto

História do arquivo

Com a edição da Lei n. 9.099/95 - Lei dos Juizados Especiais, em 1995, a Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Brasília II iniciou suas atividades, esta era vinculada a Brasília I. Em 1996, as Promotorias Especiais Criminais de Brasília, que eram somente duas, passaram a funcionar no sexto andar do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT, ainda vinculadas a Brasília I.
Em 1998, essas Promotorias passaram a funcionar no quarto andar do Edifício Sede do MPDFT - Brasília I, que havia sido inaugurado recentemente. Posteriormente, criou-se mais uma Promotoria Especial Criminal. Com o crescimento da demanda, os trabalhos passaram a ser executados no Setor Comercial Norte; nesse período, funcionavam no mesmo local as Varas dos Juizados Especiais Criminais de Brasília. Com a mudança dessas Varas para o Setor de Rádio e TV Sul, as Promotorias Especiais Criminais passaram a ocupar a cobertura do atual Fórum Mirabete, com seis Promotorias Especiais Criminais em funcionamento.
Em 2009, as Varas dos Juizados Especiais Criminais de Brasília mudaram novamente sua localização, passando a atuar no Fórum Leal Fagundes. A partir desse ano, foi criada a Coordenadoria Administrativa das Promotorias de Justiça de Brasília II, a qual passou a atuar no mesmo Fórum e incorporou à sua estrutura as Promotorias de Justiça de Violência Doméstica e as Promotorias de Justiça Militar. Inicialmente, a Coordenadoria funcionou no Bloco 1 e 2 do Fórum; em 2010, passou a ocupar um único espaço, no Bloco 4.
Finalmente, em novembro de 2018, foi inaugurada a sede própria da Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Brasília II. Funcionam, atualmente, no local 46 Promotorias de Justiça. O espaço abriga as Promotorias de Família, do Riacho Fundo, do Guará e do Núcleo Bandeirante e passou a ser chamado de Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Brasília II, Guará, Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Documentos relacionados ao Procedimento de Gestão Administrativa (PGEA) sobre a construção do edifício das Promotorias de Justiça de Brasília lI.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Sistema de escrita do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Zona de documentação associada

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Zona das notas

      Nota

      O Procedimento de Gestão Administrativa (PGEA) sobre a construção do edifício das Promotorias de Justiça de Brasília II iniciou a sua tramitação em suporte convencional (papel) e, posteriormente, foi digitalizado, passando a tramitar em meio digital. Trata-se de um documento híbrido, com parte em suporte em papel e parte em suporte digital.

      Identificador(es) alternativo(s)

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso - Assuntos

      Pontos de acesso - Locais

      Pontos de acesso - Nomes

      Pontos de acesso de género

      Zona do controlo da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da instituição

      Regras ou convenções utilizadas

      Estatuto

      Nível de detalhe

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Criação: 14/11/2019. Revisão: 08/01/2020.

      Línguas e escritas

        Script(s)

          Fontes

          Nota do arquivista

          Arquivistas responsáveis: Thalissa Amália Velter Duarte (criação); Adineide Itacaramby de Almeida (revisão).

          Nota do arquivista

          Historiadora responsável: Samarina Soares de Sá.

          Área de ingresso