Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
O cargo de Secretário-Geral foi, até o ano de 2016, denominado Diretor-Geral. Trata-se de cargo existente na estrutura do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – MPDFT desde o ano de 1960, ou seja, desde a fase inicial de organização judiciária na nova Capital. O primeiro Secretário-Geral - à época, Diretor-Geral, foi Arthur Sebastião Cezar da Silva, também primeiro servidor da instituição, que exerceu o cargo durante quinze anos, portanto, de 1960 a 1975.
O Secretário-Geral é um cargo estratégico para o MPDFT; com seu apoio, a instituição logrou muitas conquistas que a levaram ao patamar em que se encontra atualmente. Desde o início, esteve sempre presente e auxiliando o Procurador-Geral de Justiça, nos desafios diários e nos objetivos de médio e de longo prazo. Observa-se, pelo histórico do órgão, que foi o único cargo estratégico que existiu desde a origem dos trabalhos na Capital Federal. Alguns Secretários-Gerais exerceram outras funções estratégicas, como José Eduardo Sabo Paes, Procurador-Geral de Justiça (2002 – 2004), e Libânio Alves Rodrigues, também ouvidor.
Tendo em vista a necessidade de o MPDFT se adaptar às demandas atuais da Administração Pública Federal - que substituiu conceitos de departamentalização dos serviços pelos de gerência, execução e assessoramento das ações, uma regulamentação interna alterou a estrutura organizacional do órgão e transformou a Diretoria-Geral em Secretaria-Geral. O Secretário-Geral é responsável por planejar, dirigir, coordenar e controlar as atividades administrativas da instituição.
Para saber da estrutura administrativa e das atribuições da Secretaria-Geral, consulte o Regimento Interno do MPDFT.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Esta Galeria apresenta os titulares do cargo de Diretor-Geral do MPDFT, o qual, devido a uma reestruturação administrativa, passou a se chamar Secretário-Geral, e o período em que exerceram essa função.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Criação: 16/01/2020. Revisão: 28/01/2020.
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Arquivistas responsáveis: Adineide Itacaramby de Almeida (criação); Thalissa Amália Velter Duarte (revisão).
Nota do arquivista
Historiadora responsável: Samarina Soares de Sá (pesquisa histórica).